sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Mais um ano... (quase)

Hoje é sexta-feira, chuvosa, me lembro de quando vim morar aqui em Campinas, nessa mesma época do ano.
O mês de outubro passou como relâmpago, quase um ano se passou... ver as árvores, o chão de terra e o asfalto molhados, ouvir a chuva cair no chão e o frescor que ela traz depois de dias de calor... viajei, quase volto no tempo.
Tudo isso me faz bem, me faz lembrar e gosto de lembrar.
Há um ano passei por algumas mudanças, mudanças que marcaram o início de uma nova fase, essa fase começou com uma situação desagradável, é verdade, mas cheia de boas expectativas. E hoje, quase um ano depois, o saldo é bem mais positivo do que negativo.

O texto abaixo eu acabei de receber por e-mail, me identifico muito com ele e quem me conhece pode comprovar que tento fazer disso uma filosofia de vida. Por que estou ciente que a vida é apenas uma não há tempo para ensaio, o grande lance é escolher entre ser um ganhador ou um perdedor. Por que eu escolhi ser uma ganhadora.

“O ganhador e o perdedor

O ganhador diz: "Vamos resolver".
O perdedor diz: "Ninguém sabe".

Quando o ganhador faz um erro diz: "Estou errado, enganei-me".
Quando o perdedor faz um erro diz: "Não foi minha culpa".

O ganhador sabe como e quando dizer: "sim" e "não".
O perdedor diz: "sim", "mas" e "talvez não" em tempo e razões erradas.

O ganhador trabalha mais que o perdedor e administra melhor o tempo.
O perdedor está sempre "ocupado demais" para fazer aquilo que é necessário.

O ganhador enfrenta o problema.
O perdedor contorna o problema.

O ganhador diz: "Está bom, mas posso fazer melhor".
O perdedor diz: "Não está tão ruim como muita gente diz".

O ganhador ouve.
O perdedor escuta.

O ganhador explica.
O perdedor justifica.

O ganhador sente-se responsável por realizar sempre mais e melhor.
O perdedor acha que o mínimo é o máximo.

O ganhador diz: "Sempre há uma maneira melhor de se fazer isso".
O perdedor diz: "Sempre se fez assim".

E você?”

{Autor desconhecido}

Nenhum comentário: